Tesla Roadster
Tesla Roadster
Tesla Roadster
Tesla Roadster
Tesla Roadster
Aston Martin pode avançar para rival do Tesla Roadster!

A Tesla espantou o mundo quando no passado mês de Dezembro apresentou o superdesportivo Roadster. É certo que já corria o rumor de que a marca de Elon Musk podia recuperar este modelo, afinal foi o primeiro automóvel produzido pela Tesla, mas ninguém esperava os números com que Elon Musk o apresentou: bateria de 200 kWh, autonomia de 998 km, velocidade máxima de 402 km/h, 0 aos 96 km/h em 1,9 segundos e 0 aos 160 km/h em apenas 4,2s!

São números impressionantes e que não deixaram ninguém indiferente… nem mesmo os outros fabricantes automóveis, entre eles a Aston Martin, cujo CEO, Andy Palmer, até já admitiu que a marca britânica pode vir a fazer um desportivo 100 por cento eléctrico para fazer frente ao Tesla Roadster.

A notícia foi adiantada pela publicação britânica "Auto Express", que também revela que o lançamento do rival do Tesla Roadster – que só aparecerá em 2020 – faz parte de uma estratégia mais alargada da marca de Gaydon, que até 2025 deverá contar com uma versão eléctrica ou electrificada de todos os modelos no seu catálogo.

A referida publicação questionou o CEO da Aston Martin acerca da possibilidade da marca vir a construir este desportivo eléctrico – que seria mais caro que o actual Vantage – e Andy Palmer respondeu com um: "sim, é possível!", antes de garantir que marcas como a Aston Martin até estão em vantagem face a fabricantes como a… Tesla!

"Neste momento existem vários desafios relacionados com a construção de um automóvel eléctrico, sendo que aquele em que toda a gente está focada é, claramente, o das baterias, mais precisamente o sistema de gestão e a parte química envolvida", adiantou. "Mas o mais interessante é que os outros três aspectos essenciais para qualquer eléctrico – peso, aerodinâmica e resistência ao rolamento -, além das baterias, são áreas que os fabricantes de desportivos, e em particular nós, estão mais à vontade para lidar", concluiu Palmer.

É certo que nada disto confirma que este modelo vai receber luz verde e avançar para produção, mas caso se venha a confirmar é seguro afirmar que poderá usar a nova plataforma de alumínio que a marca de Gaydon estreou no DB11 e no novo Vantage.

Artigos Relacionados

Estes artigos podem interessar:

Já pode reservar e pagar o seu Tesla Roadster! Depois é esperar… por 2020
Em destaque